É Ator, Escritor. Nascido em Minas Gerais, na pequena cidade de Patrocínio, que pertence a mesorregião do Triângulo Mineiro - Alto Paranaíba - de onde saiu pequeno para a grande metrópole do Rio de Janeiro. Nas artes cênicas, atuou em grandes espetáculos tais como: “O Círculo de Giz Caucasiano” de Bertold Brecht - “O Homem Imortal” de Luiz Alberto de Abreu – “Rei Lear e Comédia dos erros” de W. Shakespeare, entre outros. Participou de produções teatrais nas peças: “A Família Addms” de Cássia Barros e “O Presidente exige mais bonecos” de Kadu Pinheiro e renomados festivais de teatro como “Isnard Azevedo” em Florianópolis.Fez grandes cenários para Cia de Dança “Jaime Arouxa” e curtas para cinema, entre eles: “Por dentro de uma gota d’água” de Felipe Bragança e Marina Meliande, onde fez cenografia com Clara Meliande e Gustavo Bragança; - “Crianças” de Pedro Modesto e “Um dia, Um Jardim” de Mônica Brito. Como design, fez um belíssimo troféu para premiação de melhores atores teatrais no ano de 2001.

domingo, 25 de janeiro de 2015

RETORNO AO PASSADO

Esgotado no momento


Edição: 2
(2013)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

SINOPSE

LORINHO um garoto extremamente pobre, morava em um sítio nos arredores da cidade de Patrocínio, Minas Gerais. Participou de um concurso em que a escola mais cara da cidade promovia todos os anos. Filho de pais que trabalhavam na roça, como boia-fria. Ganhou o concurso, onde como tema de redação, usou a história de luta de seus pais. Sem saber comprou uma briga que nem ele saberia se iria suportar.

GUILBER recém-chegado de Belo Horizonte, entrou para o colégio onde Lorinho estudava. Foi parar justamente na mesma sala e sentar na mesma carteira que ele. Nascia ali uma amizade que duraria uma vida.

PAULA trabalhava na casa de Guilber como empregada doméstica. Entrou aos 14 anos. Loira de olhos verdes, veio do sul, da pequena cidade de Treze Tílias, Santa Catarina. Por motivos financeiros, o pai vendeu tudo e foi morar em Minas Gerais, em Presidente Olegário. Lá teve seu primeiro contato com a família de Guilber. Paula não estudava na mesma escola, mas entrou na vida de Lorinho, assim que se encontraram. Foi amor à primeira vista.

Nada parecia afastar os três de uma linda amizade. Mas com o final dos estudos cada um seguiu um rumo. Guilber foi para o Rio de Janeiro, seguir os passos do pai, engenheiro da construção civil. Paula e Lorinho permaneceram na cidade, pois a carreira por eles escolhida, teria como dar seguimento.

Quinze anos se passaram desde a separação dos três. Então, um acidente de forma trágica interveio em seus caminhos fazendo com que se reencontrassem, mudando assim o destino de suas vidas para sempre. Nada em suas vidas será como antes.



Edição: 2
(2013)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

ANALISE LITERÁRIA.


Ao ler um livro, não decido por ter ou não ganho prêmios. Até porque o processo de decisão da atribuição de prêmios é bastante subjetivo. Já li livros de autores que ganharam o Prêmio Nobel e não me identifiquei minimamente, não entendi que motivos tiveram para tal destaque. Não podemos gostar todos do mesmo, e como a atribuição de prêmios literários não depende de mim, limito-me a ler o que gosto. Gostei de ler Guilherme Jaber. Gostei muito!

Gosto das descrições, da forma sublime como constrói frases tão belas, como conjuga palavras simples que se transformam em perfeição. Só li um livro dele, mas estou tão certa de que todos os outros me vão agradar, que desejo começar já outro livro e descobrir a beleza da sua escrita por toda a sua obra.

Estou encantada. De verdade. Maravilhada com uma narrativa tão simples e ao mesmo tempo intricada de detalhes importantes. Numa altura em qual anda tudo a ler livros sexualmente explícitos como se não houvesse amanhã, eu decidi-me a ler algo “romance-literariamente” perfeito. Não devo maldizer de livros que não li, mas desconfio de tanto romance, literários e outros que tais que parecem estar a levar todos (principalmente adolescentes) à loucura. À loucura de ler lixo.

Bom, eu recomendo o “Retorno ao Passado” para quem se quiser divertir e brincar, mas acima de tudo imaginar, pois que um livro bem escrito dá essa margem ao leitor, dá espaço criativo para trabalhar na mente o que lê. Colocar ou não em prática já é da decisão de cada um… pois há pormenores deliciosos nas cenas de alcova entre Lorinho e Paula. Há tentações, como que nutre pela empregada um carinho que a entusiasma, até demais, criando um triângulo amigável e familiar, estranho e talvez doentio.

E como nem tudo é o que parece não se é tão ingênuo como Lorinho e todos os atos acabam por ter um objetivo. Assim, é a natureza humana, desonesta e calculista, capaz de separar três pessoas, “mudando assim o destino de suas vidas para sempre”.

Um triângulo é um triângulo e mesmo com a chegada de um personagem não esperado, via nascer ali “uma amizade que duraria uma vida”. Imperdíveis as magníficas sagas das abluções. Enquanto ainda menina de quatorze anos, Paula entrou na vida de Lorinho por pensamento libidinoso que contrariava com determinação e graça, para se reservar por inteiro para o momento talvez incerto, mas simplesmente brilhante.

Em alguns capítulos o autor descreve imagens de quadros que, imagino-me, que sejam traços da sua infância. Adapta as obras de arte ao “Retorno ao Passado”, e aqui teço minhas considerações e enredos interessantes. Em resumo, o puro prazer de ler.














Nenhum comentário:

Postar um comentário